sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DA WEASEL - O Fim da Doninha


Foi com uma enorme consternação que hoje soube do fim de uma das maiores bandas portuguesas das duas últimas décadas.
Os "DA WEASEL", banda que muito contribuiu para a criação e divulgação do Hip-Hop português, anunciou em comunicado oficial no seu site o término da banda, sem adiantar quaisquer razões até agora.
Nascida em 1993 em Almada os "DA WEASEL", com o carismático PACMAN como vocalista e rosto da banda, foram ganhando espaço e força num universo musical muito particular e sem muita história em Portugal, o Hip-Hop. Após um primeiro albúm EP em inglês "More Than 30 Motherf*****s", a banda começa a criar músicas em português e em 1994 sai o albúm "Dou-lhe Com a Alma", é neste albúm também que se dá a primeira mexida na banda, com a entrada do também carismático Virgul.
A partir daqui foi uma enorme sucessão de albúns e também participações em albúns de tributos a outros artistas, como o "Ar de Rock", tributo a Rui Veloso, ou o "XX Anos XX Bandas", tributo aos Xutos E Pontapés, com que foram conquistando cada vez mais sucesso e fãs, mesmo fora do universo do Hip-Hop.
O auge da sua carreira surge com o albúm de 2004 "Re-Tratamento" (quem não se lembra do famoso clip com a Lenka), e depois em 2007 com o seu último albúm "Amor, Escárnio e Maldizer", albúm que reune a colaboração de outros artistas, como Bernardo Sasseti ou os Gatos Fedorentos.
Em 2007 dão igualamente um enorme concerto ao vivo no Pavilhão Atlântico que foi gravado para DVD e no final de 2009 anunciam uma pausa, que infelizmente se tornou definitiva.
Os DA WEASEL terminaram, mas isso não significa que os seus excelentes músicos tenham deixado de trabalhar, podemos encontrá-los por exemplo no projecto "Dias da Raiva", com a participação de PACMAN, o Virgul nos "Nu Soul Family" ou os restantes elementos, Nobre e Quaresma nos "Teratron", já com um albúm lançado e outro já em preparação.
Os DA WEASEL serão sem dúvida uma banda que irá deixar a sua marca na história da música portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário